Estamos diante de um vírus que tem assombrado o mundo inteiro, já são mais de um milhão de infectados e mais de 51 mil mortos, vivemos uma pandemia muito grave cujo o público mais afetado são os idosos e os portadores de doenças crônicas.
Ao envelhecer nosso organismo fica mais frágil, perdemos algumas proteções do corpo e deixamos de produzir alguns anticorpos, tudo isso somado ao estilo de vida que os idosos viveram são a receita perfeita para que vírus se aposse do organismo, sendo muitas vezes fatal.
O Covid-19 mais conhecido como o novo Coronavírus se apresenta na maioria como uma gripe comum (que é causada por outro vírus, o influenza), mas sua disseminação se mostra mais rápida e, especialmente na população acima dos 60 anos e/ou portadora de problemas crônicos, se manifesta mais gravemente.
O período de incubação do vírus é de 5 dias, podendo chegar até 14 dias, nesta fase o vírus se comporta de forma silenciosa se preparando para “atacar” o organismo.
A SBGG orienta que pessoas com mais de 60 anos, sobretudo se tiverem diabetes, hipertensão ou problemas respiratórios, cardiológicos, renais ou neurológicos, além de individuas em tratamento de câncer ou que estejam com a imunidade comprometida, bem como todos aqueles com mais de 80 anos ou que tenham sinais de fragilidade, restrinjam o contato social.
As medidas mais eficientes para prevenir a infecção pelo coronavírus passam por aquilo que chamamos de etiqueta respiratória.
Segue abaixo as principais:
Caso se note sintomas de gripe, a família ou o cuidador deve manter a calma e manter o idoso em casa para tratamento e recuperação da gripe, encorajamos as famílias e cuidadores a levar os idosos ao pronto socorro somente se o mesmo apresentar:
Febre alta, falta de ar, tosse persistente, cansaço excessivo e ou confusão mental.
Estamos orientando nossos cuidadores caso tenha sintomas de gripe, solicitarem a substituição imediata e em nossa Instituição de Longa Permanência nossos cuidadores não saem da casa, estamos seguindo todas as recomendações da OMS.
Sempre orientamos nossos cuidadores a saírem com os idosos, neste momento pedimos para ficar em casa!
Vamos lutar juntos contra este vírus e proteger nossos idosos.
#AtaidesContraoCoronavirus #Coronavirus #JuntosSomosMaisForte
A tontura é uma das queixas mais comuns entre a tercei...
O cuidador de idosos é um profissional essencial ...
Aprenda a evitar acidentes que colocam a vida do idoso...
...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.