Entenda a diferença entre enfermeiros e cuidadores de idosos
Esses dois profissionais possuem funções diferenciadas ligadas ao cuidado de idosos

Esses dois profissionais possuem funções diferenciadas ligadas ao cuidado de idosos
Muitas famÃlias que precisam recorrer a um profissional para cuidar de um parente idoso, muitas vezes se veem na situação de não saberem se devem contratar um enfermeiro ou um cuidador.
Nesse caso, o grande fator determinante para essa escolha são as necessidades do idoso. Por meio de uma análise do grau de dependência do paciente para realização das atividades do cotidiano e de suas necessidades médicas, é possÃvel determinar qual é o tipo de profissional mais recomendado.
No artigo de hoje, nós explicamos quais as diferenças entre esses dois profissionais e em quais situações a atuação de cada uma é recomendada. Confira!
Entenda as diferenças
Entender as diferenças entre um enfermeiro e um cuidador de idosos é extremamente importante para garantir a contratação do profissional adequado, que poderá atender todas as necessidades do paciente.
Dessa forma, se o idoso necessita de cuidados mais delicados e especÃficos, muito provavelmente um enfermeiro será o profissional recomendado. Já se os procedimentos necessários são mais simples, um cuidador de idosos pode desempenhar a função sem problemas.
Quer saber qual a diferença entre um cuidador de idosos e um enfermeiro? Continue lendo!
Cuidador de idosos
As atribuições de um cuidador de idosos podem variar de acordo com o estado de saúde e estilo de vida levado pelo paciente. Confira a seguir a lista de algumas das tarefas mais comuns realizadas por cuidadores:
Auxiliar o idoso em sua higiene pessoal, realizando troca de fraldas, dando banho e escovando os dentes;
Fazer companhia ao idoso, proporcionando atividades que o entretenham e tragam bem-estar e alegria, como conversar, caminhar, realizar trabalhos manuais, tomar sol, entre outros;
Ministrar medicações necessárias de acordo com a dosagem e com os horários definidos pelo médico do paciente;
Auxiliar o idoso em suas atividades domésticas, ajudando, inclusive, no preparo de refeições;
Zelar para que o ambiente no qual estará o idoso se mantenha limpo e organizado, prevenindo acidentes e proporcionando qualidade de vida;
Garantir o bem-estar do idoso de um modo geral, sendo vigilante para que ele se mantenha confortável, bem alimentado, devidamente medicado, e estimulando para que, ao mesmo tempo, mantenha sua autonomia.
Os cuidadores de idosos, geralmente, atuam diretamente na casa daquele a quem será destinado o atendimento. Porém, quando necessário, podem ser encaminhados também para Instituições de Longa Permanência para Idosos ou para hospitais em caso de internações prolongadas onde os familiares não têm condições de servirem como acompanhantes.
Profissional de enfermagem
O profissional da enfermagem que atua no cuidado de idosos pode ter diferentes capacitações, como auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiro. Sendo que cada um desses profissionais exerce uma função distinta:
Auxiliar de enfermagem: Este profissional está apto a fazer curativos, aplicar injeções e vacinas, administrar remédios, higienizar e alimentar o paciente, além de outras atividades com complexidade baixa;
Técnico em enfermagem: � capacitado para realizar as mesmas atividades que o auxiliar, além de outras funções de complexidade média, como a coleta de materiais para exames, cálculos de dosagens de remédios, esterilização de materiais cirúrgicos, entre outras;
Enfermeiro: Além de supervisionar o trabalho de auxiliares e técnicos, o enfermeiro desempenha atividades de maior complexidade. Dentre elas, atividades administrativas, cuidado com pacientes no ambiente hospitalar, em resgates (SAMU) e à domicÃlio.
São indicados os cuidados de profissionais da enfermagem em casos onde o idoso possui limitações severas e precisa de auxÃlio em procedimentos mais delicados, como alimentação nasogástrica, administração de medicamentos intravenosos e manuseio de sondas.
O chamado “home care” acontece quando o médico prescreve o auxÃlio de um profissional de enfermagem dentro de casa. Em alguns casos, tanto esses profissionais, quanto os cuidadores, podem trabalhar em paralelo.
Graduada em Gerontologia, Pós Graduada em Demências na Terceira idade, Pós Graduada em Nutrição para Longevidade. Outros Cursos: Homeopatia, bandagem, Auxiliar de Enfermagem e Ventosaterapia.
A tontura é uma das queixas mais comuns entre a tercei...
O cuidador de idosos é um profissional essencial ...
Aprenda a evitar acidentes que colocam a vida do idoso...
...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.