Glaucoma em idosos: Como prevenir?
Aprenda a prevenir essa doença ocular tão comum em idosos!
Aprenda a prevenir essa doença ocular tão comum em idosos!
Glaucoma é o nome dado ao grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico. Esse nervo é o grande responsável por transmitir as informações do olho para o cérebro, por essa razão, quando ocorre algum dano ao nervo óptico, a visão é prejudicada, ficando embaçada ou irregular.
Em seus estágios iniciais não há como perceber os sintomas do glaucoma, isso porque a doença não provoca dor, é por esse motivo que muitas pessoas possuem o glaucoma e ao mesmo não sabem que o possuem.
O glaucoma acontece de maneira gradual, muitas vezes até lenta, por essa razão é comum que se perceba falhas na visão apenas quando a doença já está em um estágio muito avançado, podendo resultar em problemas permanentes no olho afetado.
Seu surgimento pode estar atrelado a diversos fatores, como diabetes, traumas oculares, hereditariedade e ao envelhecimento. Embora a perda de visão causada pelo glaucoma não possa ser revertida, por meio do diagnóstico precoce e idas regulares ao oftalmologista, a grande maioria das pessoas consegue lidar com a doença sem grandes danos à visão.
Tipos de glaucoma
Glaucoma primário de ângulo aberto
O glaucoma primário de ângulo aberto é o tipo mais comum da doença, representando 80% dos casos diagnosticados. O aumento da pressão ocular ocorre ao longo de anos, ou até mesmo décadas, e os danos ao nervo óptico vão ocorrendo sem que sejam percebidos pelo paciente. Esse é um tipo de glaucoma assintomático e sua melhor forma de prevenção é o exame oftalmológico periódico.
Glaucoma de ângulo fechado
Conhecido também como glaucoma agudo, o glaucoma de ângulo fechado acontece em olhos com predisposição ao fechamento do ângulo formado entre a Ãris e a córnea. Ã? nesta região que se encontra o sistema de drenagem do lÃquido intraocular e sua obstrução pode acarretar no aumento de pressão intraocular agudamente.
Ao contrário do glaucoma de ângulo aberto, este tipo apresenta sintomas, como dor intensa na região ocular e na cabeça, náusea, vômito e visão embaçada. Se não tratada adequadamente, a doença pode levar à cegueira em poucos dias.
Glaucoma secundário
O glaucoma secundário é causado pelo aumento da pressão intra ocular que ocorre após doenças inflamatórias, catarata avançada, alterações dos pigmentos existentes dentro dos olhos, hemorragias, traumas, oclusões de vasos dentro da retina, retinopatia diabética avançada e outros fatores. O uso de corticoides oculares ou sistêmicos também podem levar ao glaucoma secundário.
Glaucoma congênito
O glaucoma congênito ocorre em 1 a cada 10.000 crianças e sua na má formação do sistema de drenagem do olho. O aumento da pressão intraocular ocorre ainda dentro do útero e pode comprometer gravemente a visão da criança. O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento cirúrgico possa ser realizado o mais rápido possÃvel.
Sintomas
Comumente, o inÃcio do glaucoma não costuma apresentar sintomas. Apenas quando a doença já apresenta estágios mais avançados que a perda de visão começa a aparecer, afetando primeiramente a periférica, estreitando o campo visual progressivamente.
Essa doença pode surgir em qualquer fase da vida, mas costuma ser mais frequente em pessoas com mais de 40 anos de idade. Por seu inÃcio assintomático, o acompanhamento periódico com o oftalmologista se faz muito importante em seu processo de tratamento.
Tratamento
Se descoberto no inÃcio, o glaucoma pode ser tratado clinicamente por meio do uso de colÃrios. Em casos mais graves, entretanto, se faz necessário o uso de medicamentos orais, para que o resultado seja mais eficiente.
Nos tipos em que a doença está associada a outros problemas de saúde, é necessário que esses sejam tratados para que a pressão intraocular se regularize, solucionando os problemas na visão.
O glaucoma crônico, tipo mais comum entre os pacientes, exige o uso de colÃrios constantemente, pelo resto da vida. Essa é uma doença que não possui cura, porém seu tratamento pode barrar sua evolução.
Como prevenir glaucoma em idosos
O glaucoma em idosos pode ser prevenido por meio da prática de alguns hábitos saudáveis, como exercÃcios fÃsicos, evitar o estresse, diminuir o consumo de café e bebidas energéticas, não fumar, usar óculos escuros sempre que se expor ao sol e manter uma rotina de sono regular.
A tontura é uma das queixas mais comuns entre a tercei...
O cuidador de idosos é um profissional essencial ...
Aprenda a evitar acidentes que colocam a vida do idoso...
...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.