Os benefícios da acupuntura para a pessoa idosa!
Essa terapia complementar é indicada no tratamento de mais de 300 tipos de doenças
Essa terapia complementar é indicada no tratamento de mais de 300 tipos de doenças
Originária da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é utilizada há, pelo menos, seis mil anos. Essa é uma prática que tem como objetivo a manutenção da saúde através de estímulos a pontos específicos do corpo. O que a acupuntura busca é estabelecer um equilíbrio entre corpo e mente, de forma que promova o bem-estar do organismo.
A prática da acupuntura baseia-se na inserção de agulhas em pontos estratégicos do corpo com o intuito de provocar efeitos terapêuticos e analgésicos. Esses locais específicos, chamados de acupontos, são pontos com sensibilidade ao estímulo e à resistência elétrica reduzida, localizados próximos às articulações, tendões, vasos, nervos, locais de maior diâmetro muscular e nas regiões de penetração dos feixes nervosos da pele.
Através dos anos, novas técnicas foram incorporadas à acupuntura. Dessa forma, a prática realizada hoje, na atualidade, correlaciona os conhecimentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano com as descobertas chinesas sobre a rede de circulação da força vital, chamada Qi.
Principais benefícios da acupuntura para a pessoa idosa
Benefícios para o sistema respiratório
Idosos que sofrem com problemas como rinite, sinusite e amigdalite aguda, ou até mesmo um resfriado comum ou gripe, podem se beneficiar da acupuntura. Essa técnica tem a capacidade de melhorar esses e muitos outros problemas relacionados ao sistema respiratório.
Tratamento de doenças oculares
Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas como conjuntivite aguda, catarata, retinite central e miopia, comum em idosos, podem ter seus sintomas aliviados por meio da acupuntura.
Alívio de problemas bucais
Ao longo dos anos, devido ao uso ou, em alguns casos, por conta de negligência, a gengiva e os dentes podem começar a apresentar danos. A acupuntura também auxilia no tratamento de problemas como faringite aguda e crônica, gengivite, dor de extração, transtornos da articulação temporomandibular (ATM) e dor de dente.
Auxilia no tratamento de problemas mentais e emocionais
Infelizmente, muitas pessoas não conseguem lidar de maneira saudável com as mudanças que a chegada da velhice trás. Dessa forma, é comum que idosos sofram com ansiedade, depressão, insônia e outros problemas emocionais ou até mesmo mentais. Aqueles que se submetem ao tratamento com acupuntura conseguem alcançar um maior grau de relaxamento e passam a encarar uma realidade emocional mais equilibrada.
Alívio de dores crônicas
Em alguns casos específicos, se tratando de algumas doenças, a acupuntura pode ajudar a aliviar e amenizar dores crônicas.
Equilibrar as energias
Existe a crença que as doenças podem fazer com que as energias que ajudam a fluir saúde em nosso corpo fiquem desequilibradas. Nesse caso, o tratamento com a acupuntura chega para tratar não apenas a doença, mas também normalizar a energia do corpo, devolvendo sua saúde.
Não é necessária prescrição
O tratamento com acupuntura não possui efeitos colaterais, diferente de outros tratamentos com medicamentos, por exemplo. Essa é uma medicina realizada através de técnicas chinesas que não exigem prescrição médica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), caracteriza a acupuntura como uma terapia complementar, indicada para o tratamento de aproximadamente 300 tipos de doenças, entre elas: enxaquecas, problemas gastrointestinais, alergias, dores agudas, dores crônicas e sofrimento psicológico.
No Brasil, a prática da acupuntura começou por volta de 1810 por influência da imigração asiática. Em 1950, foi fundado o Instituto Brasileiro de Acupuntura, atualmente nomeado Associação Brasileira de Acupuntura.
A tontura é uma das queixas mais comuns entre a tercei...
O cuidador de idosos é um profissional essencial ...
Aprenda a evitar acidentes que colocam a vida do idoso...
...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.