5 dicas para manter o idoso ativo
Aprenda formas simples e divertidas de praticar exercÃcios para manter o idoso ativo

Aprenda formas simples e divertidas de praticar exercÃcios para manter o idoso ativo
Com o passar do tempo, conforme o corpo envelhece, nós podemos notar certas mudanças que o tornam mais lento e menos vigoroso. Contudo, esses sintomas não são razão para que as atividades fÃsicas sejam deixadas de lado. Muito pelo contrário, estar ativo fisicamente é importante para manter a disposição em dia, fortalecendo o organismo e a saúde.
A prática de exercÃcios fÃsicos na terceira idade também pode ajudar a preservar o senso de independência e autonomia do idoso. Além disso, ter um estilo de vida saudável previne o desenvolvimento de doenças cardÃacas, derrames, diabetes, depressão e demência.
Ã? por isso que não faltam motivos para o idoso se exercitar. Mas como podemos ajudá-los a ter mais motivação para as atividades fÃsicas? Ã? isso que nós iremos discutir no decorrer deste artigo, confira!
5 dicas para ajudar o idoso a se exercitar
1. Encontre maneiras simples e divertidas de mantê-lo ativo
Cada pessoa tem uma personalidade e suas preferências mudam de acordo com os seus gostos. Algumas podem gostar de caminhar na esteira da academia, enquanto outras podem achar a atividade entediante e precisam de mais motivação para se exercitar. O segredo para incluir a atividade fÃsica na rotina do idoso é torná-la interessante e agradável.
Você pode escolher como cenário para essa caminhada um belo jardim, optar por aulas divertidas em grupo ou até mesmo se juntar a um coletivo de dança. Transforme o momento do exercÃcio em uma oportunidade de socialização e de prazer.
2. Opte por atividades em conjunto
Quando o idoso não se interessa pela prática de exercÃcios fÃsicos por conta própria, uma alternativa é convidar amigos, familiares ou outras pessoas interessadas para se juntarem à prática. Outra opção também é procurar grupos que já fazem atividades em grupo, como tai chi chuan, hidroginástica ou até mesmo esportes.
3. Simplifique a atividade
Quando o idoso não tem o costume de se exercitar, vai ser muito difÃcil tentar integrá-lo logo de cara em uma rotina de atividades mais intensas, por exemplo, musculação em uma academia. Por isso, o ideal é que se comece com atividades mais leves, como dança, caminhada ou prática de yoga e natação.
Ao praticar atividades fÃsicas, o idoso pode necessitar de cuidados especiais, pois seu metabolismo já não é mais eficiente como antes. Em caso de lesões, o corpo pode demorar mais tempo para se recuperar, além da falta de resistência fÃsica. Ã? importante que se comece aos poucos, com atividades que exijam menos da pessoa, mas que ainda assim proporcionem benefÃcios importantes.
4. Busque por uma vida mais ativa
Se o idoso insiste em não se comprometer com a prática de exercÃcios, você pode tentar inserir pequenas atividades no cotidiano. Caminhar para fazer compras, lavar e estender as roupas, subir e descer escadas, fazer alongamentos, tudo isso conta como atividade fÃsica.
5. Consulte um profissional
Quando se trata de qualquer tipo de exercÃcio fÃsico é importante sempre procurar um profissional da saúde antes do inÃcio da prática. Além de identificar possÃveis restrições, o médico ainda pode ajudar a descobrir as necessidades mais urgentes, como ganhar massa muscular ou controlar o peso.
Além disso, o profissional pode ainda indicar uma rotina de exercÃcios mais adequada para as necessidades do idoso. Além do médico, procure também um profissional em educação fÃsica.
O idoso, quando se mantém ativo, tem mais humor, disposição, saúde e autonomia. Incentivá-lo a se manter ativo também é um ato de amor e cuidado.
Graduada em Gerontologia, Pós Graduada em Demências na Terceira idade, Pós Graduada em Nutrição para Longevidade. Outros Cursos: Homeopatia, bandagem, Auxiliar de Enfermagem e Ventosaterapia.
Aprenda formas simples e divertidas de praticar exercÃci...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.