5 Esportes Para a Terceira Idade
Praticar Esportes é algo Vital na Terceira Idade

5 Esportes Para a Terceira Idade

Praticar Esportes é algo Vital na Terceira Idade

A terceira idade não precisa ser sinônimo de doenças ou problemas de saúde. Hoje iremos abordar o assunto e estimular a prática de exercícios simples e fáceis de serem realizados no dia a dia dos idosos, que podem contribuir para uma vida saudável e feliz.

Ressaltando que cada indivíduo tem o seu próprio ritmo, e isso conta também para a terceira idade. Portanto, é importante buscar uma atividade que esteja nos padrões e nível de intensidade, a fim de proporcionar prazer ao ser realizado, e, aproveitar os benefícios que virão como consequência.

Pensando nisto nós da Cuidados Ataides separamos 5 dicas de Esportes para a Terceira idade!

1º Caminhada: A caminhada é o exercício mais indicado para iniciantes. A atividade aeróbica auxilia na redução do peso, melhora o sistema circulatório, deixa o pulmão mais eficiente, garante um sono mais saudável e também ajuda a fortalecer os músculos.

2º Bicicleta: Ã? uma atividade aeróbica e, além dos benefícios da caminhada, ajuda no equilíbrio e no fortalecimento dos músculos dos quadris, das coxas e das panturrilhas. Porém é preciso tomar cuidado e usar os equipamentos de segurança, já que uma queda pode causar sérias lesões.

3º Musculação: A musculação é um dos melhores exercícios para fortalecer os músculos e também melhora a circulação sanguínea. Outra vantagem é a possibilidade de focar em grupos musculares mais importantes. O enfoque deve estar mais na qualidade do movimento do que no peso, já que cargas pesadas podem prejudicar articulações.

4º Hidroginástica/ Natação: Exercícios na água são os mais seguros em relação a lesões. Ajudam no condicionamento cardiorrespiratório e muscular. Além disso, trabalham o relaxamento e a coordenação motora, têm alto gasto calórico e controlam a pressão arterial.

5º Pilates/ Yoga: São as melhores opções para quem quer trabalhar a flexibilidade, o equilíbrio e a harmonia mental. Além disso, melhoram a musculatura e ajudam a reduzir dores do dia a dia.

Lembramos que é importante fazer um aquecimento adequado antes das atividades, orientamos iniciar com atividades mais leves, respeitando sempre o limite do seu corpo, pare no momento que se sentir desconfortável, inicie disponibilizando poucos minutos do seu dia para as atividades e vá aumentando a medida que seu corpo for se adaptando.

Conheça Alguns Benefícios dos exercícios físicos na Terceira Idade

– Diminui o risco de doenças: Mesmo que a terceira idade não precise ser sinônimo de doenças, é comum que cheguem com ela algumas preocupações que exigem maior cuidado, como hipertensão, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, ansiedade, depressão, problemas cardíacos e pulmonares. A prática regular de exercícios físicos ajuda a regular a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do organismo, além de auxiliar na liberação de serotonina e outras substâncias que ajudam a combater a depressão e a ansiedade.

– Mantêm o cérebro alerta: Um dos maiores problemas dos idosos sedentários é a falta de atividade cerebral, o que causa esquecimentos, confusão mental e fadiga constante. Os exercícios físicos – mesmo os mais simples como caminhadas e alongamentos – fazem com o que cérebro seja forçado a pensar e definir uma sequência de passos a serem seguidos. Outro grande problema que pode causar danos cerebrais aos idosos é a desidratação. Pessoas na terceira idade tendem a não sentir tanta sede e por isso não bebem água, o que também leva à confusão mental e outros problemas mais sérios relacionados às atividades cerebrais. Por isso: água! Muita água para os idosos! Para ajudá-los valem os lembretes em papéis e, para facilitar a maior ingestão, água com gás e manter garrafinhas cheias sempre próximas podem ser excelentes opções.

– Melhoram a qualidade do sono: Os exercícios físicos trazem a sensação de bem-estar logo após o seu término, mas depois de algumas horas e um bom banho eles também deixam o corpo um pouco mais cansado e por isso favorecem o sono. Além disso, em organismos que funcionam melhor, a produção de melatonina é maior, proporcionando uma maior qualidade do sono.

– Autoestima: A prática de exercício favorece também a autoestima, algo instintivo do ser humano ao cuidar do seu próprio corpo e bem-estar. Arrumar-se especificamente para praticar exercícios, escolher uma roupa diferente para isso e até o simples fato de olhar-se no espelho para pentear os cabelos podem ajudar muito a manter a autoestima elevada e a depressão bem longe.

– Independência: Muitos idosos sentem-se desanimados por inúmeros motivos, entre eles por não conseguirem desempenhar algumas atividades que antes eram fáceis ou por não terem mais tantos amigos e familiares por perto. Por isso a independência proporcionada através dos exercícios físicos é tão importante. Além dos inúmeros benefícios já relatados, ela mostra o quanto o idoso é capaz e que ainda há muito a ser feito.

– Corpo em forma: Manter o corpo em forma também é de fundamental importância. Obesidade ou magreza excessiva indica perigo, especialmente na terceira idade, e podem acarretar problemas mais sérios como diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Nesse sentido, o exercício físico ajuda na manutenção do peso e na consciência corporal dos idosos.

– Melhoram o equilíbrio: Outro grande problema na terceira idade são as quedas. Por possuírem ossos mais frágeis, os idosos têm maior risco de fratura e uma queda simples pode acarretar grandes danos à saúde. Alguns exercícios físicos auxiliam a manter o equilíbrio e até a melhorá-lo, como pilates, natação, yoga e tai chi chuan. Um profissional de educação física ou fisioterapeuta também pode aconselhar outros tipos de atividades.

– Interação social: Alguns idosos caminham com amigos, aos pares ou até sozinhos. Mas, ao criar a rotina de realizar esse exercício diariamente, acabam conhecendo pessoas que fazem os mesmos caminhos ou frequentam os mesmos lugares, proporcionando maior interação social. Além disso, muitas academias e instituições costumam organizar grupos de caminhadas especiais para idosos. A maior interação social também ajuda a afastar a depressão e a ansiedade e eleva a autoestima. Por isso, vale a dica: fazer amizade nunca é demais!

– Força muscular: Exercícios físicos ajudam a tornar os músculos mais fortes, o que auxilia na proteção dos ossos e na sustentação corporal do idoso. Assim como o equilíbrio, a força muscular é importante em caso de quedas, pois evita maiores danos à saúde e aos ossos, que costumam ser mais frágeis nessa fase da vida. Ela favorece ainda a execução de outras atividades diárias, permitindo maior independência ao idoso.

– Aumento do apetite: Além da falta de sede, alguns idosos também perdem o apetite com o tempo. As atividades físicas costumam gerar gastos calóricos e o corpo pede a reposição de nutrientes através da sensação de fome. Por isso, exercícios físicos favorecem o aumento do apetite.

Passar por uma avaliação física, feita por um médico, deve ser o primeiro passo de quem quer começar a se exercitar. Este cuidado vai garantir que a prática só traga benefícios e que seja duradoura.

Siga nossas dicas e bom exercício ð???

#TerceiraIdadeAtiva #IdososAtivos #CuidadosAtaides

Posts Recentes

5 Esportes Para a Terceira Idade
Praticar Esportes é algo Vital na Terceira Idade

5 Esportes Para a Terceira Idade

Praticar Esportes é algo Vital na Terceira Idade

Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.