Como evitar infecção de urina em idosos
Entenda como essa doença tão comum pode afetar a vida das pessoas na terceira idade

Como evitar infecção de urina em idosos

Entenda como essa doença tão comum pode afetar a vida das pessoas na terceira idade

A infecção urinária, também chamada de infecção do trato urinário ou ITU, é uma das doenças bacterianas mais comuns de se contrair. Esse transtorno não escolhe quem irá afetar baseado em sexo ou faixa etária, embora seja mais comum em mulheres e idosos.

Segundo o Projeto Diretrizes, da Sociedade Brasileira de Urologia, é estimado que a infecção urinária em idosos atinja 20% das mulheres e 10% dos homens. Acima dos 80 anos de idade, a diferença entre gêneros é mais sutil, porém, em contrapartida, a porcentagem de incidência da doença duplica.

Levando isso em consideração, é fundamental se manter alerta em relação ao diagnóstico e aos procedimentos diante da infecção de urina em idosos. Quando existe a necessidade do uso de fraldas geriátricas, o cuidado deve ser redobrado quanto à higiene da região.Além disso, por conta da baixa imunidade dos idosos, são necessários alguns cuidados especiais.

Confira o conteúdo que preparamos e aprenda a evitar a infecção de urina em idosos:

O que é infecção de urina?

A infecção urinária é a doença que afeta os órgãos do trato urinário. Ela pode ser dividida entre: infecções da uretra (uretrite), bexiga (cistite) ou rim (pielonefrite). Nos homens podemos, ainda, englobar as infecções associadas à próstata (prostatite) ou aos testículos (orquite e orqui-epididimite).

Nos idosos, a parte inferior do sistema urinário, composta por uretra e bexiga, é comumente mais afetada pelas infecções urinárias. Porém, rins e ureteres também estão sujeitos a quadros infecciosos devido à presença de bactérias nocivas.

Um fator preocupante sobre essa doença é o fato que a mesma é muito comum, mas nem sempre pode ser detectada com facilidade. Nos idosos, os sintomas podem passar despercebidos ou serem confundidos com outras debilidades físicas ou até mesmo mentais.

O que causa a infecção de urina em idosos?

De modo geral, as infecções acontecem devido a presença de micro-organismos nocivos em nosso organismo, como bactérias, vírus e fungos. Dessa forma, o cuidado com o sistema imunológico está diretamente ligado à capacidade do organismo em combater esses micróbios.

Em relação aos homens, a manifestação de infecções do trato urinário podem ser decorrentes também do aumento da próstata. Além disso, o uso de sondas urinárias podem ocasionar na uretrite, um tipo de inflamação na uretra.

Já em relação às mulheres, a própria anatomia do corpo está relacionada ao problema. Uma vez que a uretra feminina é menor, a bexiga fica mais exposta ao risco. Além disso, alterações hormonais e o enfraquecimento da estrutura muscular da pélvis também são fatores de risco.

Sintomas da infecção de urina em idosos

Na terceira idade, os sintomas causados pela infecção de urina podem ser diferentes dos ocasionados durante a juventude e a fase adulta. Dessa forma, dificilmente o idoso desenvolverá a comum febre por infecção.

Por isso, a pessoa que convive com o paciente e o médico precisam ficar atentos a sintomas inusitados, como:

Com o tratamento adequado, indicado pelo médico, esses e outros sintomas tendem a ser amenizados ou a sumir.

Tratamento da infecção de urina em idosos

Se caso o idoso apresentar algum dos sintomas citados anteriormente, é importante que a pessoa responsável por seus cuidados busque assistência médica para um diagnóstico preciso e comprovado por meio de exames.

O tratamento vai de acordo com o tipo de infecção apresentada pelo paciente, além disso, são levadas em consideração sua gravidade e persistência. No geral, são feitos uso de antibióticos e analgésicos.

Após o diagnóstico, são recomendadas algumas ações pontuais e medidas protetoras a fim de evitar o avanço e a reincidência da infecção. Dentre elas:

Como evitar a infecção de urina em idosos?

O consumo de água em volume adequado para que se mantenha a urina clara ao longo do dia, e a higiene adequada da região genital, são de suma importância para evitar a infecção de urina.

O auxílio de um cuidador de idosos habilitado pode ajudar na observação e cumprimento dos itens descritos anteriormente. Além de ajudar a prevenir e auxiliar no tratamento da infecção de urina do idoso, o cuidado tem a expertise necessária para, inclusive, evitar outros transtornos, como quedas.

Posts Recentes

Como evitar infecção de urina em idosos
Entenda como essa doença tão comum pode afetar a vida das pessoas na terceira idade

Como evitar infecção de urina em idosos

Entenda como essa doença tão comum pode afet...

Câncer de Mama
Outubro Rosa, um mês de Conscientização do Câncer de Mama

Câncer de Mama

Outubro Rosa, um mês de Conscientização do C...

Coronavírus: Causas, Sintomas e prevenção
Coronavírus, Uma epidemia mundial!!

Coronavírus: Causas, Sintomas e prevenção

Coronavírus, Uma epidemia mundial!!

O que é Fibromialgia
O que é Fibromialgia, Causa, Sintomas e Tratamento

O que é Fibromialgia

...

Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.