Conheça os principais sintomas da demência senil
Entenda mais sobre essa doença que atinge os idosos, principalmente, depois dos 65 anos

Entenda mais sobre essa doença que atinge os idosos, principalmente, depois dos 65 anos
Infelizmente, a chegada da velhice é marcada pelo aparecimento de diversos quadro clínicos. Isso porque o corpo já não possui mais a mesma força e energia que teve durante os anos anteriores. A passagem do tempo se reflete no corpo e na mente, sendo a demência senil um dos quadros mais frequentes.
Essa é uma doença bastante temida por todos. Normalmente, os familiares da pessoa idosa não conseguem entender o que causa a demência e o porquê de seu surgimento, além de não saberem como agir para ajudar.
Em todos os casos, é preciso que a família acompanhe de perto o cotidiano dos idosos, para encontrar os primeiros sintomas da demência e agir depressa, pensando sempre na qualidade de vida dessas pessoas.
Continue lendo o artigo e entenda o mais sobre a demência senil.
O que é a demência senil
A demência senil é uma condição caracterizada pelo dano nas funções intelectuais da pessoa, em geral idosos, de maneira progressiva e irreversível, ou seja, o paciente perde toda a capacidade de efetuar as diversas atividades que necessitam da cognição e da memória para serem executadas.
Infelizmente, depois da aparição dos sintomas, é impossível reverter o quadro, somente fazer algumas melhorias pontuais na qualidade de vida do paciente.
Essa doença impede que a pessoa afetada se oriente no tempo e espaço. Como resultado, muitos não sabem os dias da semana, do mês ou em que época do ano estão. Além disso, muitos idosos perdem a capacidade de reconhecer lugares e sofrem com alterações no raciocínio, que podem deixá-los com dificuldade até mesmo de encontrar objetos no cotidiano e realizar atividades e movimentos que antes faziam com facilidade.
Quais os sintomas da demência senil?
Podemos destacar como sendo os principais sintomas da demência senil:
Dificuldade em tomar decisões;
Dificuldade na comunicação escrita e verbal;
Perda de memória;
Alteração de personalidade;
Confusão mental generalizada;
Dificuldade para reconhecer sua própria imagem (em alguns casos, idosos dementes costumam agredir espelhos);
Desorientação no tempo e espaço;
Inquietação e agitação;
Movimentos e falas repetitivas;
Falta de apetite e consequente perda de peso;
Incontinência urinária e fecal;
Dificuldade para realizar atividades simples como ir ao mercado, ir ao banheiro, se alimentar sozinho, tomar banho e se comunicar.
Mas vale ressaltar que esses são sintomas também associados a diversas outras doenças, como por exemplo, o Alzheimer. Inclusive, não é fora do comum que um idoso que sofra com demência senil seja diagnosticado apenas ou erroneamente com Alzheimer. Por isso, fica aqui o alerta para procurar ajuda especializada no diagnóstico.
Cuidados com a demência senil
Os cuidados adequados para um idoso que sofre com demência senil devem, sem sombra de dúvidas, serem indicados por um médico geriatra. Somente esse profissional será capaz de avaliar corretamente o desenvolvimento da doença no paciente e monitorá-lo para que ele possa ter uma melhor qualidade de vida dentro de suas condições.
Além disso, é importante que se o paciente com demência senil frequente a fisioterapia e a terapia ocupacional, com o objetivo de garantir o máximo de sua autonomia, mantendo-se ativo e buscando preservar suas capacidades intelectuais e motoras.
Graduada em Gerontologia, Pós Graduada em Demências na Terceira idade, Pós Graduada em Nutrição para Longevidade. Outros Cursos: Homeopatia, bandagem, Auxiliar de Enfermagem e Ventosaterapia.
Segundo pesquisa do IBGE, a depressão aproximadamen...
A esclerose múltipla é uma doença doença ...
A prioridade serão pessoas acima dos 90 anos e o cronogra...
Entenda mais sobre essa doença que atinge os idoso...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.