Idosos do estado de São Paulo receberão a 4ª dose de vacina contra a Covid-19 a partir de abril
A prioridade serão pessoas acima dos 90 anos e o cronograma seguirá dependendo da quantidade de doses disponíveis

A prioridade serão pessoas acima dos 90 anos e o cronograma seguirá dependendo da quantidade de doses disponíveis
A partir de abril, o governo de São Paulo começará a aplicação da quarta dose de vacina contra a covid-19 para a terceira idade. A informação foi anunciada em entrevista coletiva pelo coordenador executivo do Comitê Científico do estado, João Gabbardo.
Segundo Gabbardo, a vacinação começará a partir de 4 de abril, respeitando o cronograma por faixa etária. Os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima dos 90 anos, seguindo até a inclusão dos 60 anos. Além disso, afirmou também que a vacinação pode ser feita com doses da Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca.
Desde dezembro, o Ministério da Saúde havia autorizado a aplicação da quarta dose de vacina para pessoas imunossuprimidas, como quem passa com quimioterapia contra o câncer; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco; pessoas portadoras de HIV/aids, entre outras.
Fique atento ao calendário vacinal da sua região.
Importância da vacinação em idosos
Durante o processo natural de envelhecimento, é normal que ocorram alterações imunológicas que tornam as pessoas idosas mais suscetíveis ao desenvolvimento de certas doenças infectocontagiosas, principalmente daqueles ligadas ao aparelho respiratório.
Por esse motivo, é fundamental que a população em geral esteja consciente sobre a importância da vacinação e que se envolva nas campanhas promovidas pelos órgãos de saúde.
A vacinação para a terceira idade reduz o risco de internação e morte causadas por doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia, influenza ou covid. Com o surgimento de novos vírus e bactérias, as vacinas possuem um importante papel de combate às doenças. Para quem já é idoso, a imunidade da vacina pode fazer toda a diferença em sua recuperação.
Se você tem alguém com mais de 60 anos na família, certifique-se que a carterinha de vacina da pessoa esteja sempre em dia. Envelhecer com saúde é fundamental e o controle das doenças infecciosas também faz parte do processo de envelhecimento com qualidade.
Graduada em Gerontologia, Pós Graduada em Demências na Terceira idade, Pós Graduada em Nutrição para Longevidade. Outros Cursos: Homeopatia, bandagem, Auxiliar de Enfermagem e Ventosaterapia.
Segundo pesquisa do IBGE, a depressão aproximadamen...
A esclerose múltipla é uma doença doença ...
A prioridade serão pessoas acima dos 90 anos e o cronogra...
Entenda mais sobre essa doença que atinge os idoso...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.