O que causa depressão na terceira idade?
Segundo pesquisa do IBGE, a depressão aproximadamente 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade

Segundo pesquisa do IBGE, a depressão aproximadamente 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade
Mesmo que frequentemente associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos maiores afetados pela depressão. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019, a doença atinge aproximadamente 13% da população idosa no Brasil. Já ao redor do mundo, o transtorno afeta, em média, 264 milhões de pessoas de todas as idades.
Segundo médicos especialistas no assunto, entre as principais causas da depressão em idosos está o abandono familiar e o sentimento de inutilidade causado pelo abandono das atividades antes exercidas.
Além disso, existem também algumas causas externas que podem propiciar o desenvolvimento da doença, como o uso de medicamentos antivertiginosos e doenças como as alterações na tireoide, que causam um quadro de sintomas muito parecidos com a depressão. O quadro depressivo pode ser ainda um sintoma precursor de outros transtornos comuns à terceira idade, como o Alzheimer e o Mal de Parkinson.
Sintomas da depressão em idosos
A depressão tende a se apresentar de maneiras diferentes se comparadas à juventude. Por isso, é importante que a famÃlia esteja atenta à s mudanças de comportamento do idoso. Perda de apetite, irregularidade no sono, desânimo para realizar atividades antes vistas como prazerosas e outras mudanças emocionais não comuns devem ser levadas em conta.
Infelizmente, idosos também podem desenvolver alterações cognitivas, dificultando o diagnóstico da depressão, como perda de memória, falta de concentração e dificuldade de raciocÃnio.
Prevenção da depressão em idosos
O melhor remédio para prevenir a depressão em idosos é mantê-los ativos. � importante que ele aprenda a lidar com sua nova realidade, como a aposentadoria, mas de forma com que continue se sentindo útil para a sociedade de alguma forma.
Além disso, é importante que essa preparação comece aos poucos, para que a evolução seja gradativa, ou seja, o ideal é que se comece a procurar atividades alternativas ao trabalho um bom perÃodo antes do desligamento total da empresa, assim o impacto será menor.
Ã? importante também que a famÃlia se mantenha sempre próxima, principalmente nos casos onde o idoso mora sozinho. O diálogo, a atenção e o afeto são excelentes antÃdotos contra a depressão.
Graduada em Gerontologia, Pós Graduada em Demências na Terceira idade, Pós Graduada em Nutrição para Longevidade. Outros Cursos: Homeopatia, bandagem, Auxiliar de Enfermagem e Ventosaterapia.
Segundo pesquisa do IBGE, a depressão aproximadamen...
A esclerose múltipla é uma doença doença ...
A prioridade serão pessoas acima dos 90 anos e o cronogra...
Entenda mais sobre essa doença que atinge os idoso...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.